Mais Acessadas

Conteúdo e links fazem o sucesso dos blogs na net


Por: Fonte: G1 Em 02 de março, 2007 - 08h08 - Tecnologia

Blogs hoje existem às toneladas. Como então alguns se destacam e ficam famosos, enquanto outros permanecem para sempre condenados à obscuridade? O segredo do sucesso é um grande mistério, mas algumas coisas decerto facilitam para produzir as celebridades da internet. Segundo especialistas, condições essenciais são criatividade e pensamento estratégico.

Cada vez mais os internautas produzem conteúdos para a web. Para aparecer em meio a esse excesso de informação, é preciso desenvolver estratégias que coloquem a informação no foco e tragam leitores e divulgação. Por exemplo, uma boa idéia talvez seja procurar páginas que organizam blogs e até mesmo formam “condomínios”.

É muito difícil um blog fazer sucesso simplesmente por estar na web, como acontecia antigamente. Hoje, acima de tudo, é preciso ser linkado e ter prestígio no universo dos blogs -- a propaganda boca à boca é a alma do negócio.

O Blogblogs, site que tem mais de 140 mil blogs cadastrados para tentar ajudar em sua divulgação e na busca dos internautas, apresenta um ranking que mede as páginas mais populares através da quantidade de links que elas recebem.

“Não existe uma formula mágica para que um blog faça sucesso, mas o conteúdo é responsável por isso, sem dúvida. Um blogueiro que posta informações interessantes e novas terá vários links e, conseqüentemente, um bom posicionamento nos sistemas de busca”, explica Manoel Lemos, idealizador do site.

Alexandre Inagaki, do site Interney, que têm blogueiros escrevendo sobre diversos assuntos, acredita que além do conteúdo diferente é preciso uma visão pessoal do escritor. “O blog deve apresentar algo diferente e personalizado, além de ter uma linguagem mais informal e uma integração com o leitor”, explica.

Já Fábio Flaschart, professor da área de internet do Senac São Paulo, acredita que a constância na publicação de textos é importante para a fidelização do leitor. “As pessoas só voltam a uma página se ela tem conteúdo novo. Também é preciso coerência da linha editorial, da linha de pensamento”, explica.

Agregação - Já é possível observar no Brasil uma tendência de agrupamento dos blogs, por uma questão de sobrevivência. Há muitas pessoas escrevendo sobre muitos assuntos, dificultando a busca. “Separar o que é bom do ruim nem sempre é fácil, e essas ferramentas, como sites que reúnem diversos blogs com diversos conteúdos, são necessárias para tornar as páginas visíveis”, conta Lemos.

“Com o volume de informações, é difícil achar algo interessante. Por isso, agrupar blogs por assunto em um só lugar é mais fácil, até para que eles tenham relevância nesse universo”, explica Inagaki, que selecionou os blogueiros que escrevem no Interney.

A página conta com pessoas que falam sobre assuntos específicos, recebendo por isso. “Para o posicionamento no mercado uma comunidade de blogs também é interessante. Cerca de 80% dos rendimentos do site, vindos principalmente com publicidade, são divididos com toda a equipe”, conta Inagaki.

Para Flaschart, essa nova organização pode tirar um pouco do intuito original dos blogs. “Eles surgiram como a expressão máxima da individualidade, um diário que se torna público. Com esse agregamento, perde-se um pouco da espontaneidade inicial”, conta. “Mas a atuação de pessoas com conhecimentos específicos de uma forma mais profissionalizada tem tudo para dar certo.”

Influências - O sucesso de alguns blogs traz à tona uma questão: a influência que seus autores acabam por gerar em seus milhares, às vezes milhões de leitores, e na própria blogosfera. “Um blog famoso, bem lido, dá visibilidade ao assunto quando escreve sobre ele. Uma boa reputação influencia bastante, até mesmo em questões importantes”, explica Lemos.

Um fenômeno que não acontece só no universo dos blogs, mas em tudo que envolve a internet. Aconteceu, por exemplo, com uma adolescente comum de Los Angeles, Cory Kennedy.

Com diversas fotos postadas na web, a menina virou uma celebridade com direito a fã clube europeu e congestionamento em sua página no MySpace. Uma amostra de como a velocidade da internet é capaz de influenciar o mundo e criar suas próprias regras do como chegar à fama.