Mais Acessadas

EUA criam material para eletrônico vestível


Por: Fonte: G1 Em 12 de março, 2007 - 08h08 - Tecnologia

Uma cota de malha -– artefato típico da Idade Média utilizado como uma armadura, feito de uma série de entrelaçamento de argolas de metal -- de tamanho microscópico pode ser a chave para criar tecidos com sensores e outros eletrônicos embutidos. A novidade, desenvolvida pelos pesquisadores Jonathan Engel e Chang Liu, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, foi feita utilizando técnicas de manufatura emprestadas da indústria de microchips.

Segundo Liu declarou ao site da revista “NewScientist”, a motivação para o estudo foi achar materiais flexíveis nos quais sensores eletrônicos poderiam ser inseridos. “Muitos dos trabalhos nessa área usam substratos que podem ser modificados em apenas um eixo. Nós queríamos ter algo flexível em três dimensões”, disse.

O produto tem uma força de tensão parecida com o náilon, e pode ser transformado em qualquer forma e esticado para aumentar seu comprimento em um terço. Ele também conduz eletricidade.

O resultado poderá ser utilizado para fazer vestimentas inteligentes. “Estamos interessados em talvez utilizá-lo como um tecido flexível ou uma estrutura com propriedades como sensibilidade e aquecimento”, explicou Liu.

Também pode ser possível fazer a cota de malha utilizando outros materiais. “Pretendemos utilizar polímeros ou uma mistura de materiais condutores e não-condutores”, conta Liu. Os pesquisadores esperam que os componentes eletrônicos do tamanho de microchips possam um dia ser construídos diretamente nas ligações da cota de malha.