Mais Acessadas

GPS será utilizado em ações da Defesa Civil


Por: Redao Online Em 14 de março, 2007 - 12h12 - Tecnologia

A Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará) realizou durante esta semana, a capacitação de cerca de 20 civis e militares no uso do aparelho GPS (Global Positioning System). O curso vai possibilitar o monitoramento dos técnicos da Defesa Civil durante os trabalhos de campo. O encerramento do curso acontece nesta quarta-feira (14).

O GPS é um sofisticado sistema eletrônico que se vale de uma rede de satélites destinado a fornecer, em tempo real, a posição e velocidade de pontos sobre a superfície terrestre. Isto possibilita uma série de aplicações técnicas, tais como a delimitação e o cálculo de áreas, o auxílio à navegação (rotas, distâncias e direções) que é uma das aplicações mais conhecidas do GPS, encontrando espaço também na área de turismo e lazer.

Para o uso prático nas ocorrências da Defesa Civil, o aparelho servirá para reconhecimento dos conceitos de posicionamento global, através do GPS de navegação. Também fornecerá embasamento do sistema, como tópicos de cartografia, reconhecimento de dados do SIG (Sistema de Informação Geográfica) no âmbito da Defesa Civil e vai auxiliar os técnicos nas atividades de campo e no desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O sistema também será utilizado nas grandes operações da Defesa Civil Estadual como o Plano de Contingência para a Estiagem, no interior do Estado.