A pele precisa de férias da maquiagem? Dermatologista fala

A utilização frequente de cosméticos no rosto traz dúvidas sobre a probabilidade de danos conforme o uso ao longo do tempo


Por: Marie Claire Em 08 de setembro, 2015 - 22h10 - Beleza

Aplicar maquiagem no rosto diariamente antes do trabalho e só retirá-la ao final do dia gera dúvidas sobre os possíveis riscos que os produtos podem causar na pele, como envelhecimento precoce, por exemplo.

O mito mais comum é de que a pele não está bem porque necessita "respirar", no entanto, não é assim que ela funciona. Uso maquiagens inadequadas, falta de hidratação, resquícios de cosméticos e a negligência com o protetor solar são fatores que na realidade mais provocam danos.

De acordo com a dermatologista Jeannette Graf, da escola de medicina Mount Sinai, em Nova York, o ideal é lavar a pele todas as noites, sem exceção, e usar cosméticos não comedogênicos, ou seja, livres de ingredientes que entopem os poros, e bases com ácido salicílico de combate a acne.

"Sua pele expele células velhas durante a noite e determinados produtos podem interferir no processo, gerando espinhas, acelerando o envlhecimento e retirando o vigor da cútis", afirmou na revista do médico e apresentador americano Dr. Oz.

Isto significa que você pode continuar usando sua maquiagem diariamente  desde que faça o processo de limpeza todas as noites.