Batom: o queridinho das mulheres completa 100 anos

Confira dicas e truques pra realçar o batom


Por: Divulgação Em 30 de setembro, 2015 - 11h11 - Beleza

Foto: DivulgaçãoO batom sem dúvida é o grande ícone da maquiagem e o item mais vendido no mercado brasileiro. Indispensável em qualquer nécessaire!  É a porta de entrada da brasileira na maquiagem, já que 76% das mulheres começam a experimentar este universo por meio deste produto, segundo dados da Pesquisa Provokers para Natura. E os tons vermelhos e rosados são os preferidos! Os vermelhos são preferência no Nordeste, enquanto no Sul do país, as mulheres preferem os tons de boca. Na região norte, a preferência é por batons alaranjados e marrons, variando por tons mais claros ou escuros.

O mercado brasileiro de cosméticos é o 3º maior do mundo, apenas atrás dos EUA e Japão. A mulher brasileira, no geral, tem verdadeira paixão por maquiagem e gosta de inovar e ousar com uma grande diversidade de produtos para estar na moda. Para elas, necessaire boa, é necessaire cheia!

Hoje em dia há uma infinidade de tipos de batons, inclusive os terapêuticos, com hidratação 24h, entre outros benefícios. “A linha Natura Faces inovou com o lançamento do Batom Azul, que é a nova tendência apontada pelos veículos de comunicação e reforçada pela Rihanna em um evento recente em NY”, afirma Giovanna Falco, gerente de marketing de maquiagem.Foto: Divulgação

As fashionistas podem apostar em tons alegres e chamativos, como o rosa e o coral. O vermelho intenso ou tons de vinho estampam os lábios das mulheres cheias de atitude e com personalidade. Até as mais tímidas podem se jogar na paleta de tons de nude para deixar os lábios discretamente elegantes. Passar batom vai além da vontade de destacar os lábios, tem a ver com autoestima e confiança!

Especialmente a brasileira é uma mulher que valoriza a autoestima e gosta de estar bem. Para isso, uma das ferramentas é a maquiagem. É importante destacar que a brasileira busca produtos que hidratam e protegem os lábios, além da cor é claro!

Segundo dados da Euromonitor de 2014, 52% das brasileiras usam batom ao menos uma vez por dia. O batom é o item mais desejado da maquiagem e num ano de “crise econômica”, as suas vendas tendem a aumentar. Isso porque, segundo o “Índice Batom” – conceito criado em 2001 pelo presidente da Estée Lauder em meio à crise econômica americana - reforça que em tempos de crise, as pessoas compram mais batons por causa do baixo custo unitário e com o intuito de elevar a autoestima. 

Confira dicas e truques pra realçar o batom:

Dependendo do tom de pele, algumas cores ficam mais bonitas e chamativas. Se você for branquinha, tons de rosa ficam perfeitos. Você também pode usar o batom vermelho se for mais ousada, só tome cuidado para não exagerar na maquiagem dos olhos.

Se você for morena clara ou oriental, fica bem legal usar batons marrons clarinhos e tons de rosa mais fortes (tons quentes).

Para peles morenas, aposte no marrom e bege escuro. Porém, as morenas têm uma vantagem: praticamente qualquer cor combina! Escolha tons alaranjados, rosa, vermelho, dourado, abuse das cores.

Quem tem a pele negra, deve escolher batons cor de boca e mais escuros. Marrom, dourado e uva ficam perfeitos.

Quem tem lábios finos pode usar gloss para aumentá-los ou usar batons de tonalidades mais fortes.

Para obter uma melhor fixação e durabilidade do batom passe o batom em duas etapas. Feita a primeira camada, pressione o lenço de papel suavemente para tirar os excessos. Aplique um pouco de pó sobre a boca, com cuidado para não borrar. Aí sim você terá lastro para a segunda camada de batom.

Batons escuros tendem a deixar os dentes mais brancos e os lábios menores.