Mais Acessadas

Chamusca exalta talentos do Papão, mas lamenta 'imediatismo'

Leandro Carvalho, Aslen Kevin e Will são os garotos que têm despontado neste início de ano na Curuzu


Por: Redação ORM News Em 15 de março, 2017 - 17h34 - Copa Verde

Foto: Igor Mota / O Liberal

Um dos mantras do futebol é o apelo para que os clubes valorizem os jogadores de suas respectivas categorias de base. No Pará, a estrutura escassa costumeiramente ofusca a abundância de talentos. O Paysandu, no entanto, colocou no planejamento para montagem do elenco a premissa de valorizar sua garotada. O atacante Leandro Carvalho e os meias Aslen Kevin e Will têm sido uma marca positiva deste trabalho, mas o treinador do clube, Marcelo Chamusca, fez questão de frisar que 'a cultura futebolística do imediatismo' atrapalha tal processo.

Chamusca tem experiência em categorias de base, mas contou que a pressão por resultados no presente limita a qualidade do trabalho visando o futuro. 'Futebol é muito de momento. Gostaria muito de poder fazer um planejamento a médio e longo prazo, mas não existe isso na nossa cultura futebolística. Temos que pensar sempre no próximo jogo, porque são as vitórias que fazem com que o treinador dure no clube. Temos que ir trabalhando no dia a dia', comentou.

Do Guarani (SP), que acabou vice-campeão da Série C do campeonato brasileiro, o então treinador do Bugre, Chamusca, trouxe para o Paysandu apenas o volante Wesley, um garoto de 21 anos, que o próprio técnico revelou. Apesar disso, o meio-campo bicolor teve a manutenção do garoto Rodrigo Andrade, de 20 anos e cria do Papão.

'Os que estão dando resposta agora, vamos conversando e passando o máximo de informações. Sabemos que uma mudança de treinador muda totalmente a filosofia de trabalho e temos que ter essa sensibilidade de conversar com os mais jovens para explicar as coisas e dar conselhos. A partir daí, vamos buscando melhorar o rendimento nos treinamentos para que tenham oportunidades em partidas oficiais', falou.

O time atual de Chamusca no Paysandu conta também com o atacante Leandro Carvalho, de 21 anos, e, no último jogo (vitória por 1 a 0 sobre o Independente), também teve a titularidade do garoto Will, de 20. Ao todo, o elenco possui 13 garotos que foram formados nas categorias de base do clube. Veja a relação abaixo!

Goleiro: Paulo Ricardo e Leonam

Lateral: Zizao

Zagueiros: Matheus, Mauro e Pablo

Volante: Rodrigo Andrade

Meias: Aslen Kevin, André, Will e Marquinho

Atacantes: Leandro Carvalho e Carlos Neto