Clubes europeus querem que Copa de 2022 seja em abril

Revelação foi feita por Karl-Heinz Rummenigge, secretário-geral da Associação de Clubes Europeus


Por: Lance!Net Em 29 de outubro, 2014 - 13h28 - Copa do Mundo

Foto: Divulgação

Mais uma proposta para a adequação do calendário mundial para a Copa do Mundo de 2022 deve ser entregue à Fifa em breve. E esta tem todo o apoio dos principais clubes europeus, o que dá um peso ainda maior à alternativa. Em entrevista ao jornal inglês "The Times", o ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge, atual secretário-geral da Associação Europeia de Clubes (ECA), defende que o Mundial do Qatar seja realizado em abril de 2022 para evitar o calor do país e também maiores danos ao calendário.

'Neste momento, há duas propostas na mesa: a da Fifa, que prevê o Mundial começando em novembro, e a da Uefa, com a Copa tendo seu início em janeiro. A nossa (da ECA) é um pouco diferente: a melhor opção é começar o torneio em abril e terminá-lo em maio. Ainda estará quente, mas seriam temperaturas mais suportáveis', comentou o dirigente alemão.

A mudança do Mundial do Qatar ainda pode ser mais drástica, caso haja provas nos relatórios enviados pela Comissão de Ética da Fifa ao Comitê Executivo da entidade. Houve uma investigação interna para apurar se houve mesmo compra de votos para eleger o país, como acusaram diversas pessoas ligadas ao futebol, com os qataris podendo até perder o direito de sediar a Copa.