Copa São Paulo Open de Bike Downhill é atração em Santos

São Vicente receberá, pela primeira vez, um evento internacional da modalidade; a competição ocorre neste final de semana


Por: Lance!Net Em 10 de fevereiro, 2017 - 15h59 - Velocidade

Foto: Ismael Shimizu

A cidade de São Vicente, na Baixada Santista, irá se transformar na capital mundial do downhill neste fim de semana, quando sediará a edição inédita da Copa São Paulo Open de Bike Downhill, que contará com os melhores pilotos da modalidade no Brasil, bem como estrangeiros vindos de países como Andorra e Espanha, em um total do 200 vagas abertas.

- Estamos confiantes em realizar um evento de alto nível aqui em São Vicente, no Morro da Asa Delta, reunindo atletas de diversos lugares do país, além de um grupo de sete espanhóis e uma ciclista de Andorra, todos vindos da região da Catalunha. Logo em sua estreia, a Copa São Paulo Open de Bike Downhill já ganha um caráter internacional, o que é muito bacana e sem dúvidas nos ajuda no objetivo de fomentar o esporte, incentivo a prática do downhill e o surgimento de novos talentos na Baixada Santista - comemora William Mad, um dos organizadores.

Um dos principais destaques da competição é a distribuição de três vagas para a tradicional prova Descida das Escadas de Santos, etapa do Mundial de Downhill Urbano, nos dias 18 e 19 de fevereiro. Os pilotos que fizerem os melhores tempos da competição, na Pró Masculina e Pró Feminina, garantirão vaga na competição santista, sendo que aqueles que já tiverem vagas, passarão a mesma para o próximo na classificação. Outra vaga será oferecida entre todos os participantes, independente de categoria ou resultado. O critério básico para a terceira vaga é o atleta estar filiado em 2017 na CBMTB.

Comitiva espanhola

Oito atletas vindos da Espanha desembarcaram em São Paulo, para competirem e, na chegada à São Vicente, foram visitar o prefeito Pedro Gouvêa na Prefeitura Municipal. Blanca Aracil (Andorra), Joan Vicente, Manolo Casas, Nil Banderas, Pol Bonet, Jon Pardos, Stephen Black e Javier Guijarro são os atletas, que após a competição, seguem na Baixada Santista em preparação para a Descida das Escadas de Santos.

Pista

A competição será realizada na pista Asa Delta Racing, um dos melhores locais do Brasil para a prática do downhill, que fica localizada na Praia do Itacaré, no Morro da Asa Delta, em São Vicente. A largada é feita a uma altitude de 180 metros e a pista tem uma extensão total de aproximadamente 900 metros em uma trilha natural. A linha de chegada fica próxima a estação João Ribeiro do recém inaugurado VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que liga as cidades de São Vicente e Santos.

Categorias

A competição contará com 12 divisões nas categorias Rígida e Full: Para os homens, Infanto-Juvenil (até 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Júnior (17 e 18 anos) e Sub-23 (de 19 a 23 anos), Pró, Sub-30 (23 a 29 anos), Máster A (30 a 34 anos), Máster B (35 a 39 anos) e Máster C (40 a 44); na feminina haverá as disputas Pró, sub-23 e júnior. Os pilotos que fizerem os três menores tempos na categoria subirão ao pódio, obedecendo a ordem de classificação do menor ao maior tempo. Será declarado vencedor da etapa, o participante (de cada categoria), que fizer o percurso em menor tempo cronometrado na descida oficial, como é de praxe nas provas de downhill.