Corrida do Círio: especialista diz que segredo é a véspera

Prova já tem mais de quatro mil inscritos e está marcada para este domingo (23)


Por: Redação ORM News Em 17 de outubro, 2016 - 17h07 - Atletismo

Foto: Tarso Sarraf

Marcada para o início da manhã deste domingo (23), em Belém, a Corrida do Círio já tem mais de quatro mil inscritos e o momento deles é de ajustes para 'fazer um bom tempo' nos 10 quilômetros de prova. Especialistas, aliás, apontam que este é um momento crucial para quem vai correr.

O fisiologista Bruno Leão contou que, além dos treinamentos de rotina dos competidores ao longo dos meses que antecede a prova, existe a necessidade dos corredores atentarem para a preparação no dia anterior a corrida, com alimentação saudável em horário predeterminado, e ingestão de líquidos e frutas, isso já na manhã do dia da corrida.    

'O importante é que a pessoa esteja bem descansada, tenha feita uma alimentação com reserva de carboidrato até às 20h do dia anterior, e com muito liquido. No dia da corrida, pela manhã, a gente recomenda comer alimentos leves, frutas bem doces, como melancia, banana, melão e uvas, por exemplo. Isso ajuda muito no desempenho de todos', adiantou.    

Outro fator importante apontado por Bruno é a manutenção da hidratação ao longo da corrida para manter a temperatura corporal. Ele explica também o que fazer ao final dos 10 quilômetros.    

'Como é uma prova de dez quilômetros, o ideal é que o atleta esteja hidratando sempre. Eu recomendo a cada dois ou três quilômetros, sempre com água ou isotônico. Para este clima de Belém é fundamental esse trabalho. Ao final da corrida, indico um gel repositor de carboidrato e outro isotônico para ajudar na reposição de eletrólitos e sair minerais gastos na prova', detalhou.