Dicas : Jamile Khaled


Por: Crédito da foto: Hermes Júnior Em 04 de dezembro, 2018 - 07h37 - Entretenimento

Quer aderir ao uso da marmita no trabalho, mas não sabe bem como formular o que levar? Seu filho está em idade escolar e você quer dar mais atenção ao que ele leva para comer no recreio? Confira as dicas da nutricionista Jamile Khaled para levar uma refeição balanceada e acessível a onde quer que você vá:

Para a marmita

• É importante ter uma fonte de vegetal, seja cru ou cozido, sem aditivos. Em vez de shoyu, maionese ou sal em excesso, tempere com limão ou azeite. Isso ajuda até mesmo a conservar a qualidade daquele vegetal fechado na embalagem.

• Leve sempre uma proteína: peito de frango, carne vermelha magra ou peixe - e esqueça a fritura! Substitua por um preparo grelhado ou assado de forno, que pede menos gordura para ficar pronto e também fica com uma apresentação melhor depois de guardado. 

• Para completar, um carboidrato de boa qualidade - arroz ou macarrão integral, quinoa, lentilhas, ervilhas… O que vai definir a quantidade é se você tem alguma restrição alimentar - como, por exemplo, a motivada por precisar perder peso.

• Chá e café são bem-vindos. Se você não abre mão de chocolate, opte pelo que for 70% cacau, e maneire na quantidade: um tablete de 25g é o suficiente para saciar. 

• Nossa tapioca, que é tão comum, é uma boa alternativa – e se você puder transformar em crepioca, adicionando uma proteína como ovo ou leite sem gordura, você melhora o valor nutricional dela. Vitamina de fruta é sempre legal, adicionando aveia ou chia.

Para a lancheira

• Nunca é demais lembrar que é importante higienizar todos os dias. 

• Em vez do suco, vamos pensar em levar a fruta mesmo, que pode ir cortadinha ou inteira. Nunca investir em suquinho de garrafa ou caixinha. 

• É bom consumir queijos magros, iogurtes de baixa adição de açúcar e gordura. A fruta continua sendo uma excelente opção de lanche. 

• Esqueça aquela velha ideia de suco e biscoito recheado, que metabolicamente não é interessante. Pão e refrigerante também não. Sanduíche é legal, desde que seja no pão integral com uma proteína dentro - franguinho desfiado, atum, queijo branco, uma cenourinha ralada… isso funciona muito bem para crianças. Experimente cortar o pãozinho no formato de coquetel.

• Na hora de inserir a salada, mini cenouras e mini tomatinhos despertam mais o interesse das crianças, então são uma boa opção.