Mais Acessadas

Em Icoaraci, mutirão recolhe 840 toneladas de entulho

Os serviços de roçagem e limpeza das valas e canais da comunidade têm por objetivo reduzir os impactos do alagamento na área


Por: Agência Belém Em 20 de março, 2017 - 17h09 - Região Metropolitana

A comerciante Francinete Silva, 40, tem um comércio em frente à casa onde mora há 15 anos na comunidade Buraco Fundo, em Icoaraci. O local, segundo ela, ganhou este nome pela grande declividade do terreno onde a comunidade foi consolidada há quase 20 anos. “Para entrar aqui tem que descer pela ladeira da travessa Soledade”, relatou a moradora apontando para a entrada da via, onde equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) trabalhavam para retirar o mato e limpar a vala, na manhã desta segunda-feira, 20.

Foto: Tássia Barros/Comus

O serviço de limpeza na comunidade começou na sexta-feira, 17, e em três dias de ação, mais de 840 toneladas de entulho e materiais provenientes da capinação e limpeza das valas foram recolhidos. Estiveram envolvidos no mutirão mais de 150 agentes de limpeza urbana, com turmas de roçagem, capinação, recolhimento de entulho e desobstrução de canais.

“Este serviço de limpeza que a Prefeitura está realizando é muito importante, pois muita gente acaba ficando sem opção e despeja o entulho no meio da rua. A coleta domiciliar é feita com frequência, mas mesmo assim tem gente que não obedece o dia correto e coloca o lixo fora de hora e em local impróprio”, denuncia Francinete.

Os serviços de roçagem e limpeza das valas e canais da comunidade têm por objetivo reduzir os impactos do alagamento na área. “Este terreno tem uma declividade bem acentuada. A água vem da Rua 8 de Maio e desce com bastante força pela ladeira. A limpeza que realizamos nas valas laterais das vias principais e travessas servem justamente para direcionar esta água para que não invada a rua e fique acumulada”, explicou Marcos Carvalho, coordenador de limpeza da Sesan.

A comunidade já comemora os resultados. A moradora Paula Castro Silva, 27, relata que a forte chuva que caiu no domingo, 19, já não trouxe tantos transtornos. “Parecia que a água já seguia pelo caminho certo até o canal Paracuri que passa aqui atrás”, relatou a moradora, destacando a importância da limpeza das valas e desobstrução dos canais.

A Comunidade Buraco Fundo é o décimo segundo bairro a receber o mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Belém. A ação também retira das ruas e casa dos moradores todo entulho que está acumulado e oferece abrigo para proliferação de mosquitos que transmitem doenças.  Até agora, mais de 4 mil toneladas de entulho foram recolhidas nos bairros atendidos pelos mutirões de limpeza somente este ano.  “Para se ter uma ideia deste volume, são necessárias mais de 500 caçambas cheias para transportar todo esse material”, contabiliza o coordenador da Sesan.