Mais Acessadas

Ex-astro da NBA, Darryl Dawkins morre aos 58 anos

Segundo sua família, a morte foi causada por um ataque cardíaco, mas uma autópsia está marcada para esta sexta


Por: Gazetaesportiva Em 28 de agosto, 2015 - 14h54 - Basquete

Ex-astro da NBA, Darryl Dawkins morreu aos 58 anos de idade na última quinta-feira, na Pensilvânia, Estados Unidos. Segundo sua família, a morte foi causada por um ataque cardíaco, mas uma autópsia está marcada para esta sexta. Natural de Orlando, na Flórida, Dawkins atuou durante 14 temporadas na liga norte-americana de basquete, de 1975 a 1989, e ficou conhecido pela potência de suas enterradas, as quais provocaram a quebra de algumas tabelas, obrigando a organização da NBA a implantar os aros retráteis.

Chamado de ‘Chocolate Thunder’ por conta de sua agressividade, Dawkins foi escolhido no draft de 1975 pelo Philadelphia Sixers, disputou três finais e obteve médias de 8,7 pontos e 4,4 rebotes por partida em sua carreira na NBA – defendeu ainda o New Jersey Nets, Utah Jazz e Detroit Pistons.

Deixou a liga americana em 1989 para se aventurar na Europa, onde jogou em Turim, Milão e Forli, antes de se aposentar profissionalmente e se integrar aos Harlem Globetrotters. Também foi técnico de equipes da American Basketball Association e na USA Basketball League, duas competições profissionais.

Darryl Dawkins foi o primeiro jogador a ser “draftado” diretamente do colegial, ou seja, sem ter passado pela universidade. Além de seu jogo agressivo, era conhecido por sua personalidade extrovertida e pela facilidade que tinha em colocar apelidos em seus companheiros.

Abaixo, veja o que Darryl Dawkins fazia com as tabelas em suas enterradas: