Fossa é achada no local da Fifa Fan Fest em Copacabana

Subprefeito ameaça multar organização do evento, que nega ter feito sistema de esgoto


Por: O Globo Em 02 de agosto, 2014 - 11h12 - Copa do Mundo

Foto: Reprodução

Uma fossa foi encontrada na Praia de Copacabana, na altura do Lido, durante uma inspeção feita pelo subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos. Como naquele trecho foi montada a arena da Fifa Fan Fest, durante a Copa do Mundo, Bruno agora diz que vai multar os responsáveis pelo evento. A organização da Fifa Fan Fest, no entanto, nega ser responsável pela fossa, que conta com tubulação subterrânea e fica nas proximidades dos quiosques da orla.

De acordo com os organizadores, o sistema de esgotamento sanitário contava com bolsões que ficavam na superfície da areia e eram esvaziados por caminhões de sucção, de acordo com a necessidade. Esses veículos eram depois encaminhados para um local adequado ao descarte dos dejetos. Segundo os responsáveis pela Fifa Fan Fest, o mesmo sistema já foi usado em grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude e a festa de réveillon em Copacabana. Ainda de acordo com os organizadores, a fossa é um sistema subterrâneo, portanto completamente diferente do que foi usado na arena.

Perguntada sobre o problema, a Secretaria municipal de Meio Ambiente informou que a notificação dos organizadores coube à subprefeitura da Zona Sul, que encontrou a tubulação na areia. A secretaria acrescentou que, como a fossa foi encontrada, aquele trecho da orla se tornou impróprio para uso.

Ainda de acordo com o órgão, após toda a limpeza da área, será feita uma análise da areia. Se for constatada contaminação, a empresa que instalou a fossa poderá ser multada por dano ambiental.



Notícias relacionadas