Mais Acessadas

Instagram libera até 10 fotos e vídeos no mesmo post

A partir desta quarta-feira (22), será possível compartilhar várias fotos e vídeos em um post único da rede social


Por: TechTudo Em 22 de fevereiro, 2017 - 19h07 - Tecnologia

Confirmando rumores, o Instagram está mudando a forma de publicar conteúdo e liberou posts com até dez fotos em formato carrossel, incluindo vídeos. Segundo o blog oficial da rede social, a partir desta quarta-feira (22), será possível compartilhar várias fotos e vídeos em um post único no Instagram — da mesma forma como funcionam os álbuns no Facebook e em outras plataformas com uma espécie de carrossel (slides).

"Com a atualização, você não precisa mais escolher a melhor foto ou vídeo de uma experiência que deseja lembrar. Agora, você pode combinar até 10 fotos e vídeos em um post e deslizar [o carrossel] para ver todos eles", informa o Instagram.

Basta escolher o que você quer publicar: vídeos e fotos, em até 10 mídias (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Segundo o Instagram a função chega globalmente, inclusive no Brasil, já nas próximas semanas. A mudança pode acontecer até o Carnaval e garantir belos álbuns da folia em blocos e desfiles.

Com a mudança, será possível registrar e publicar sequências de momentos e até mesmo tutoriais com passo a passo — algo bastante popular no Pinterest — como receitas, dicas de reparos e outros temas.

Agora, ao fazer o upload, os usuários verão um ícone novo para selecionar várias fotos e vídeos (sim, vídeos no plural). Basta tocar no sinal de "check" para escolher as fotos na galeria do celular, segurar o toque e arrastar para alterar a ordem, aplicar o mesmo filtro para tudo ou editar uma foto de cada vez. Vale notar que esse tipo de post terá uma única legenda para todas as fotos e vídeos e o formato da mídia será quadrado (com no início) no momento, não aceitando fotos horizontais ou verticais. 

Ao acessar um perfil, o visitante vai notar que a primeira foto ou vídeo do post com álbum tem um pequeno ícone de quadros em sequência, o que significa que há mais para ver — no caso, o carrossel. Ao abrir, embaixo da primeira foto, pontos azuis na parte inferior vão permitir passar as fotos para os lados. Curtidas e comentários serão todos exibidos e somados em um único feed no carrossel.

A atualização está disponível para usuários a partir da versão 10.9 para iPhone (iOS) e Android. Em 2015, o Instagram liberou a função apenas para anúncios, em contas de empresas e mídias. Já em 2016, um botão misterioso com o ícone de "mais" apareceu em algumas contas, mas não chegou a ser implementando, aumentando os rumores sobre a função carrossel, com múltiplas mídias. Com a novidade, todos poderão criar posts sem publicidade neste formato, mesmo tendo contas pessoais.