Mais Acessadas

Massa dá adeus como um dos maiores brasileiros em Interlagos

Nem Emerson Fittipaldi, nem Ayrton Senna, nem Nelson Piquet, todos campeões mundiais, lideraram mais voltas em Interlagos do que Felipe Massa (183)


Por: Lance!Net Em 13 de novembro, 2016 - 09h09 - Velocidade

Foto: Nelson Almeida/AFP

Felipe Massa faz neste domingo a sua última corrida de F-1 no Brasil. Embora não termine a carreira com um título, o piloto sairá da categoria com marcas importantes em Interlagos, pista que diz ser o “quintal de sua casa”. Entre os brasileiros, ele é dono dos principais números do circuito paulista.

Nem Emerson Fittipaldi, nem Ayrton Senna, nem Nelson Piquet, todos campeões mundiais, lideraram mais voltas em Interlagos do que Felipe Massa (183). O piloto da Williams neste quesito está apenas atrás de Michael Schumacher.

Massa é, também, o brasileiro com mais pódios no GP do Brasil (5) e está empatado em números de vitórias com Fittipaldi e Senna (2). Em poles positions, ele é um dos melhores com três, assim como Rubens Barrichello e Senna – o finlandês Mika Hakkinen é o “intruso” entre os estrangeiros também com três.

“Este lugar é fantástico para mim. Tenho amor e carinho a cada momento que entro na pista. Para mim, é um lugar abençoado. Fico muito satisfeito pelo que conquistei em Interlagos”, celebrou Massa.

Foto: Reprodução/Veja-Abril

“Entreguei uma vitória aqui (em 2007), então era para ter sido o (brasileiro) que mais venceu no GP do Brasil. Este lugar é magnífico, maravilhoso e sempre vai fazer parte como talvez o lugar mais importante da minha carreira, junto da Turquia” disse o piloto, lembrando de Istambul, onde venceu sua primeira corrida na F-1, em 2006.

Vencedor do GP do Brasil em 2006 e 2008, Massa desta vez está longe da ponta. Brigando para deixar a Williams como a quarta força no Mundial de Construtores, ele e seu companheiro, Valtteri Bottas, tiveram problemas no treino e vão largar em 13º e 11º, respectivamente. Esta é a pior posição de largada para o brasileiro em São Paulo.

'Espero que a gente faça uma boa corrida. Mas não vai ser fácil', completou Felipe Massa.

MASSA EM SÃO PAULO:

Vitórias: O piloto ganhou em Interlagos pela primeira vez em 2006, seu ano de estreia da Ferrari. Foi o primeiro triunfo de um brasileiro no circuito desde Senna, em 1993. Dois anos depois, em 2008, novamente ganhou, desta vez brigando pelo título. Ele cruzou a linha de chegada como campeão, mas Hamilton ganhou uma posição na última curva e tirou o título do piloto brasileiro.

Quase: Em 2007, Felipe dominou no fim de semana do GP do Brasil, como em 2006 e 2008. Era líder, mas cedeu a posição para Kimi Raikkonen, que precisava do resultado para ser campeão, como aconteceu. Massa acabou em segundo.

Últimos pódios: Massa terminou em terceiro em Interlagos em 2012, ainda pela Ferrari. No seu primeiro ano pela Williams (2014), foi novamente ao pódio no GP do Brasil com o terceiro lugar.

Outros resultados: Foram 12 largadas em SP. Pela Sauber foram três: oitavo lugar, 11º e um abandono. Na Ferrari, foi o 15º em 2010, quinto em 2011 e sétimo em 2013. Em 2015, cruzou em 8º e foi desclassificado.