Mais Acessadas

Muito forte! Halterofilista iraniano levanta 310kg

Voltar para o Irã apenas com o ouro não deixaria Rahman satisfeito.


Por: Extra Em 15 de setembro, 2016 - 08h43 - Paralimpíadas

Foto: YASUYOSHI CHIBA / AFP

Quando não há adversários à altura, resta ao atleta cultivar uma disputa consigo mesmo. Assim, a vida do iraniano Siamand Rahman se transformou em uma rotina de quebra dos próprios recordes. Na quarta-feira, ele conseguiu de novo: levantou 310kg e sagrou-se bicampeão paralímpico no halterofilismo na categoria acima de 107kg.

Voltar para o Irã apenas com o ouro não deixaria Rahman satisfeito. Ele sabia que conquistá-lo no Rio era quase uma questão protocolar. Por isso, traçou como meta romper a barreira dos 300kg, superando sua marca anterior (296kg). Depois de atingir o feito ainda na segunda tentativa, teve gás para fazer melhor e levantar 305 e 310kg.

Para se ter ideia da superioridade, basta analisar os números dos rivais. O egípcio Amr Mosaad, segundo colocado, não passou dos 235kg — um a mais que o levantado pelo medalhista de bronze, Jamil Elshebli, da Jordânia.

— Fico um pouco decepcionado por não ter conseguido uma marca melhor, mas feliz porque perdi para um homem impossível de ser batido. Essa prata é ouro — diz o conformado Mosaad.

Enquanto pulveriza as próprias marcas, Rahman espera servir de inspiração.

— Quero ser um modelo para quem está em casa, deprimido. Quando existe o desejo, há um caminho — ressalta o iraniano de 28 anos, vítima de poliomielite: — Se Alá quiser, estarei nos Jogos de Tóquio, em 2020.