Mais Acessadas

Revisão do carro para o carnaval evita dor de cabeça

Pneus, pastilha de freios e suspensão merecem atenção especial


Por: Redação ORM News Em 23 de fevereiro, 2017 - 12h12 - Pará

Carnaval é época de folia, diversão e, para muitos, a oportunidade de passar alguns dias fora da cidade, aproveitando o feriado prolongado. Quem pretende viajar de carro precisa tomar alguns cuidados para que o passeio não termine na beira da estrada à espera de socorro mecânico.

Foto: Igor Mota / O Liberal (arquivo)

Mecânico há 23 anos em Belém, Jonilson Santos explica os setores do veículo que merecem mais atenção para prevenção de acidentes. O primeiro passo é verificar o nível do óleo e a água no radiador. “Ver se a indicação está no mínimo ou no máximo ou trocá-lo e ainda verificar o líquido de arrefecimento do carro para refrigerar o motor na estrada”, comenta.

É preciso observar também a condição dos pneus. Se eles estiverem desgastados é arriscado colocar em uso na rodovias. “Tem que fazer a calibragem dos pneus, o alinhamento e balanceamento do carro. Também não pode esquecer de verificar o socorro (pneu reserva). Verificar o macaco, a chave de roda e o triângulo”, ressalta Jonilson.

As luzes de estacionamento, baixa e alta, também precisam estar em excelente funcionamento. “Deve perceber o estado de suas lâmpadas para não tomar multa na rodovia também e não prejudicar o condutor que está vindo ao sentido oposto”, relata.

Foto: O Liberal (arquivo)

No motor, é necessário checar o nível do óleo, dos líquidos e do estado das correias. “Principalmente a correia dentada, porque se ela partir, quebra o seu carnaval e sua conta bancária”, alerta. O nível do fio de freio, acrescenta o mecânico, deve ser observado. “Se ele estiver baixo possivelmente a sua pastilha de freio também está com desgaste”, aponta.

Para te ajudar a se sentir mais seguro ao fazer a revisão do carro, Jonilson listou os itens indispensáveis na mecânica:

Água do radiador: a falta pode provocar superaquecimento do motor

Óleo: deve ser checado tanto o nível quanto a qualidade do produto

Pneus: calibragem correta e estado dos pneus podem reduzir sérios danos ao veículo e evitam acidentes. O mesmo vale para o estepe

Faróis: desregulados, prejudicam a sua visão – e a de outros motoristas – à noite

Lanternas: importante checar setas, alerta, luzes de ré e de freio

Segurança: certifique-se de que seu carro possui triângulo de sinalização, macaco, chave de roda e extintor de incêndio com a data de validade em dia