Saiba como fazer e o que dizem os especialistas no assunto


Por: Bolsa de Mulher Em 11 de setembro, 2015 - 15h03 - Beleza

Há quem diga que fabricar os próprios desodorante, xampu e até batom em casa é exagero e que as versões encontradas prontas nas prateleiras não provocam qualquer malefício à saúde, ao contrário, até ajudam a protegê-la. As pessoas adeptas da produção caseira de cosméticos e produtos de higiene, por outro lado, listam benefícios na troca do industrial pelo artesanal.

Cosméticos caseiros funcionam? 

Uma das adeptas da produção caseira de produtos de higiene é a artesã, costureira e proprietária do ateliê Semente da Vida, Lua Artemísia, que começou a questionar a composição dos produtos que usava ainda na adolescência. 'Foi aí que me deparei com uma frase que me tocou muito e dizia: 'nunca coloque na sua pele algo que você não comeria’. Passei a estudar, pesquisar e, consequentemente, reparar na quantidade de coisas que a gente põe na pele'.

As primeiras trocas foram o absorvente descartável, que deu lugar à versão lavável e reutilizável, e a pasta de dente, substituída pelo pó de juá. Os remédios alopáticos também saíram da rotina, dando espaço a diversos óleos essenciais, que, entre outras propriedades, 'são antibacterianos, fungicidas e anti-inflamatórios', diz Lua.

Hoje, aos 20 anos, ela já trocou a grande maioria dos industrializados por versões caseiras, feitas, segundo ela, sem maiores dificuldade e com matéria-prima barata e fácil de encontrar. No cuidado com a filha Maya, de 6 meses, Lua também evita os industrializados: os sabonetes e pomadas para assadura são compostos apenas de óleos e manteigas vegetais.

As fórmulas dos cosméticos caseiros vão sendo ajustadas de acordo com as respostas de seu corpo aos produtos, observando se o creme hidratante não deixou o cabelo oleoso demais ou se o xampu caseiro limpou bem os fios, por exemplo.

O que dizem os especialistas? 

Para a dermatologista Lilia Guadanhim, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é fundamental ter muito cuidado ao escolher cada matéria-prima que será utilizada. Isso porque alguns dos ingredientes que se tornaram populares podem oferecer riscos. É o caso do limão, por exemplo, que pode causar machucados e manchas.

A especialista enfatiza também que os cosméticos comprados na farmácia ou até mesmo nas gôndolas dos supermercados não oferecem perigo à saúde, pois são testados e aprovados por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Quanto à escovação dos dentes, o dentista William Frossard contraindica que a pasta de dente seja substituída por pó de juá, cúrcuma – como recomendou a apresentadora Bela Gil em suas redes sociais – ou qualquer outro produto ou matéria-prima. 'Na higiene bucal, o mais importante é a ação mecânica da escova, mas a pasta de dente também é fundamental por conter flúor, que neutraliza os ácidos liberados durante a alimentação e evita a desmineralização dos dentes, ou seja, previne cáries e erosões'.

William explica também que não existe comprovação científica de que matérias-primas como cúrcuma ou pó de juá façam bem para a saúde, por outro lado, não existem indícios de que elas possam trazer qualquer prejuízo aos dentes.

Como fazer cosméticos caseiros 

Desodorante caseiro

Nesse caso é usado o leite de magnésia sozinho ou misturado com óleo de coco. A quantidade de cada produto é definido de acordo com o gosto pessoal ou com a forma como seu corpo responde ao produto.

Lilia explica que o leite de magnésia neutraliza as substâncias ácidas presentes no suor, aliviando o odor forte, mas lembra que não existe nenhuma comprovação de que os desodorantes industrializados prejudiquem a saúde.

Xampu com água e bicarbonato

Nesse caso continua valendo a regra de achar sua própria medida na mistura de bicarbonato com água. O ingrediente teria propriedade de eliminar a oleosidade dos fios.

Vinagre de maçã no lugar do condicionador

Misture o produto com água em um recipiente e, em seguida, aplique nos cabelos. De acordo com a dermatologista Lilia Guadanhim, a mistura só não deve ser usada quando houver irritação no couro cabeludo, situação em que o ingrediente piora o quadro.

Hidratante para pele, cabelo e lábios

Misture um óleo vegetal 100% de sua preferência – como o de semente de uva, por exemplo – com uma manteiga vegetal, como a de karité ou de cacau. Você também pode usar só o óleo vegetal. Aplique na pele do corpo, no cabelo (evitando as raízes) e até nos lábios. Não se esqueça de observar o resultado: se a pele continuou seca, use maiores quantidades dos ingredientes, se ficou oleosa demais, dilua a mistura em um pouco de água.

Pó de juá x pasta de dente

Segundo os especialistas, a pasta de dente não deve ser eliminada da higiene bucal, pois contém o flúor, importante para a manutenção dos dentes saudáveis. Quem decidiu adotar pó de juá ou mesmo a cúrcuma, costuma misturá-la com óleos essenciais ou hortelã, para dar um gostinho mais agradável.

Tônico de chá verde

Faça o chá e guarde em um recipiente limpo. Para usar, embeba algodões e aplique no rosto.

Batom

A mistura de Lua Artemísia leva óleo de coco e urucum ou beterraba.

Delineador

Lua conta que o delineador pode ser feito com azeite de oliva e carvão macerado. Vale lembrar que os produtos usados para produzir cosméticos caseiros devem ser comprados em casas de produtos naturais.

Esfoliante

Você pode usar o açúcar mascavo, mais indicado porque tem grânulos maiores que o açúcar cristal e, portanto, não machuca a pele, misturado ao mel.