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22 de janeiro, 2014 - 14h31 - Beleza

Treinamento funcional emagrece 800 calorias por aula

Atividades são diferentes e sem monotonia, mas precisam de acompanhamento profissional


Por: Bolsa de Mulher

Foto: Reprodução/Bolsa de Mulher

Quem quer ficar com o corpo sarado antes do Carnaval, precisa começar o quanto antes a correr atrás da boa forma. Uma alternativa é o treinamento funcional, opção de muitas famosas e que está ganhando cada vez mais espaços nas academias. A prática é divertida, sem monotonia, e possibilita perder 800 calorias por aula. Durante o verão, pode ser feito também ao ar livre, nas areias da praia.

Foto: Reprodução/Bolsa de MulherO que é o treinamento funcional

O treinamento funcional é composto de movimentos que integram todos os grupos musculares e não trabalhem apenas músculos isolados. São exercícios sempre diferentes, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc, além do estilo de vida de cada pessoa no dia a dia e suas limitações.

Treino funcional: benefícios

Uma das principais vantagens do treinamento funcional é o número amplo de exercícios diferentes. “A gente pode treinar durante um ano um treino a cada dia, sem repetir. O treinamento é dinâmico, não monótono. Metade do tempo que você destinaria ao tradicional equipamento de musculação, você consegue otimizar nesse treino”, garante a consultora esportiva Sara Diniz, que atua com a modalidade.

O treino funcional melhora a habilidade e aptidão para realizar movimentos cotidianos, como agachar, levantar, puxar, empurrar e saltar. Além disso, melhora o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares e, ainda, aprimoram o funcionamento cardíaco, facilitam a circulação sanguínea e fortalecem tendões e articulações.

Restrições dos exercícios do treinamento funcional

Foto: Thinkstock

Antes de começar a praticar as atividades, a consultora diz que é importante procurar auxílio de um educador capacitado. “Como o funcional está na moda, as pessoas têm que tomar cuidado, porque muitos profissionais estão equivocados sobre o que é, a quem se direcionar e como executar de forma correta”, alerta.

Outras dicas são:  não se exercitar em jejum, tomar sempre um bom café da manhã, e fazer um alongamento, que ajuda a aumentar a amplitude da musculatura e, ao mesmo tempo, promove o aquecimento das articulações e dos músculos.



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