Regulamento

Equipes participantes: 10

Forma de disputa: Dois turnos

1º. Turno(Taça Cidade de Belém) e 2º. Turno(Taça Estado do Pará)

Cada turno será disputado em (3) três fases: CLASSIFICATÓRIA, SEMIFINAL e FINAL.

CLASSIFICATÓRIA

1º. Turno (Taça Cidade de Belém)

- Na fase CLASSIFICATÓRIA, os 10 (dez) clubes irão compor duas chaves de 05 cinco clubes ( A1 e A2) ,iniciarão com zero ponto e *JOGARÃO ENTRE SI, DENTRO DA CHAVE* em jogos somente de ida, classificando-se para a 2ª ETAPA

- SEMIFINAL os 02 (dois) primeiros classificados por índice técnico de cada chave.

*2º Turno* *(Taça Estado do Pará) *

– Na fase CLASSIFICATÓRIA, os 10 (dez) clubes irão compor duas chaves de 05 cinco clubes (A1 e A2) , iniciarão com zero ponto e *JOGARÃO CHAVE CONTRA CHAVE* em jogos somente de ida, classificando-se para a 2ª ETAPA - SEMIFINAL os 02 (dois) primeiros classificados por índice técnico de cada chave.

Em caso de empate em número de pontos ganhos entre 02 (dois) ou mais clubes serão observados os critérios de desempates mostrados abaixo para se conhecer a ordem de classificação:

1º) Maior número de vitórias na Taça Cidade de Belém;
2º) Maior saldo de gols na Taça Cidade de Belém;
3º) Maior número de gols pró na Taça Cidade de Belém;
4º) Confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes) na Taça Cidade de Belém;
5º) Sorteio a critério da FPF

SEMIFINAL

Os 04 (quatro) clubes classificados *DE CADA TURNO* serão divididos em 02 (duas) chaves:

(1º A1 º X 2º A2) e (1º A2 X 2 º A1).

A disputa será em apenas uma partida . Em caso de empate no tempo normal, o classificado à decisão será conhecido através das cobranças de penalidades máximas.

FINAL

Os 02 (dois) clubes classificados na semifinal jogarão apenas uma partida e será considerado *CAMPEÃO do TURNO* o clube que vencer o jogo no tempo normal ou em caso de empate dentro dos noventa minutos, o campeão será conhecido através das cobranças de penalidades máximas.

FINAL - TAÇA AÇAÍ

Só será disputada se houver campeões distintos de turnos, pois se uma equipe vencer os dois turnos será proclamada automaticamente *CAMPEÃ PARAENSE.

A Taça Açaí será disputada pelos campeões de turno em apenas uma partida sem qualquer vantagem anterior.

Será considerado *CAMPEÃO* do *"PARAENSE 2016"* o clube que vencer a partida no tempo normal ou em caso de empate dentro dos noventa minutos, o campeão será conhecido através das cobranças de penalidades máximas..O perdedor será VICE-CAMPEÃO.

Ao final do Campeonato Paraense 2016 as duas últimas equipes com menor índice técnico em pontuação na classificação geral do campeonato, descenderão para a 2ª (segunda divisão) do ano subsequente.*